A criatividade da inteligência emocional e as habilidades de empatia são muito mais importantes do que as habilidades técnicas em nosso mundo moderno.
Nossos jovens estão vivendo em tempos incertos. Não importa onde vivam ou a cultura de onde vêm, existem questões e medos fundamentais sobre a segurança de nossa espécie neste planeta. Se quisermos lidar com isso com habilidade e sabedoria, devemos aprender a lidar com nossas emoções sem oprimir.
Saber ouvir a sabedoria do corpo e como ler, gerenciar e usar as emoções são habilidades fundamentais e universais. Essas habilidades apoiam a aprendizagem ao longo da vida e nos permitem sentir profundamente e pensar com clareza, independentemente da situação. Cada vez mais essas são as habilidades que irão diferenciar nossos filhos no mundo do trabalho.
“ Achei o conceito dos 3 dragões muito útil como uma forma simples, visual e intuitiva de discutir emoções com meus 2 filhos pequenos, de 6 e 9 anos. Meu filho (que tem 6 anos) em particular se relacionou com o conceito de imediato, e isso realmente o ajudou a se acalmar muito mais rapidamente quando ele tem uma ‘birra’ e sente intensa frustração ou tristeza que acha difícil expressar totalmente em palavras. ”
Sarah Jane Blackmore, professora de psicologia, fala sobre o cérebro adolescente.